Perguntas Frequentes

Encontre respostas para suas dúvidas

Tire Suas Dúvidas


É o documento que discrimina o bem segurado, suas garantias e coberturas, bem como os direitos e deveres das partes contratantes.


Pessoa física ou jurídica a favor da qual a indenização deve ser efetuada.

É o desconto concedido na renovação ou contratação de uma nova apólice quando não há registro de sinistro na apólice anterior.


Toda lesão exclusivamente física causada ao corpo da (s) pessoa (s) em razão de um acidente de trânsito causado pelo veículo segurado. 


São as avarias causadas especificamente nos bens materiais de terceiros.


Ofensa ou violação que, mesmo sem ferir ou causar estragos aos bens patrimoniais de uma pessoa, ofenda seus princípios e valores morais, tais como os que se referem a sua liberdade, a sua honra, a seus sentimentos, a sua dignidade e/ou a sua família. Em contraposição ao patrimônio material, é tudo aquilo que não seja suscetível de valor econômico, ficando a cargo do Juiz, no processo, o reconhecimento de tal dano, bem como a fixação de sua extensão e eventual reparação, devendo ser sempre caracterizado como uma punição que se direciona especificamente contra o causador dos danos.


Participação obrigatória do segurado constante na apólice – dedutível em cada evento (sinistro) de perda parcial – pelo qual o segurado fica responsável exceto nos prejuízos provenientes de raio e suas consequências, de incêndio ou de explosão acidental.


Limite fixado nos contratos de seguro, representando o máximo que a seguradora indenizará em um risco coberto.


Formulário de questões, que é parte integrante da proposta de seguro, e que deve ser respondido pelo segurado, de modo claro e preciso, sem omissões. Trata-se de uma das referências que determinam o prêmio do seguro.

Pessoa culpada ou prejudicada no acidente, exceto o próprio segurado ou seus ascendentes, descendentes, cônjuge, irmãos e pessoas que com ele residam ou que dele dependam economicamente.


Inspeção que a seguradora realiza, antes da aceitação do risco, para verificação das características e do estado de conservação do veículo.